Devido às dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, as revendas de carros usados de Santa Maria estão realizando diversos processos de modernização e adaptação na tentativa de frear a queda nas vendas. O atendimento virtual teve de ser intensificado, e algumas empresas, inclusive, vão até a casa do consumidor. Mesmo assim, o número de veículos vendidos caiu consideravelmente.
De acordo com Vitor Hugo Soares Moreira, diretor da Vitor Hugo Automóveis, foram tomadas providências para se reinventar e manter a empresa em atividade.
- O atendimento presencial, evidentemente, caiu. Estamos investindo bastante nos anúncios nas redes sociais e no jornal. Tomamos todos os cuidados. Quando o cliente chega na loja sem máscara, a gente disponibiliza o acessório devidamente higienizado para ele. Além disso, o ambiente foi todo sanitizado, incluindo os carros externa e internamente - explica Vitor Hugo.
Entre as novidades no atendimento está o serviço de levar o carro até a casa do cliente, algo que não acontecia antes.
- Anteriormente, fazíamos questão de que o cliente viesse até a loja para conhecer o nosso ambiente. Agora, se o cliente quiser, não há a necessidade nenhuma de vir até aqui. Nós levamos o carro até a casa da pessoa, todo higienizado. Levamos contrato de financiamento e toda a documentação para o consumidor assinar, em casa - complementa o empresário.
Conforme Marcelo Gendelsky, proprietário da Shop Car Automóveis, pelo aumento da demanda de vendas pelas redes sociais, um novo funcionário foi contratado.
- Já tínhamos as ferramentas do Instagram e WhatsApp, mas esse trabalho foi intensificado a partir da pandemia. Diminuiu o fluxo na loja, mas, felizmente, nosso número de negociações está praticamente igual ao de antes. Contratamos uma pessoa exclusivamente para trabalhar com vendas online, que antes eram de 7%, e atualmente chegam a 50% de nossas vendas efetivas - conta Gendelsky.
De qualquer forma, o empresário revela que as vendas caíram cerca de 20%.
Serviços
A Auto Giro Veículos se colocou à disposição também para realizar serviços essenciais para quem tem carro. Não necessariamente algo relativo à venda e negociações, mas para solucionar problemas que possam ter surgindo para quem ficou com o veículo muito tempo sem sair de casa.
- Criamos um grupo de WhatsApp e estamos fazendo contato com clientes de até 10 anos atrás, pedindo autorização para incluí-los. Lá, nós nos colocamos à disposição para realizar qualquer tipo de auxílio, como alguém que esteja com o carro com os pneus murchos, por ter ficado mais de 30 dias parado. Nós levamos o nosso compressor e vamos até a casa da pessoa resolver. Se a bateria der problema, já que ficou tantos dias sem ligar, a gente vai até o cliente e faz a ponte. Tudo de forma gratuita - conta Fernando Sanches, sócio-proprietário da Auto Giro.
Na Cirne Automóveis, as videochamadas foram acrescentadas na rotina da relação com os clientes.
- Acrescentamos a chamada de vídeo pelo WhatsApp que nos possibilita fazer toda uma apresentação do carro, em que também mostramos nosso site e os departamentos da loja. Na verdade, tentamos mostrar as vantagens da empresa. Temos trabalhado bem as condições de pagamento, com descontos especiais para quem faz o negócio à vista - diz Gustavo Cirne, proprietário do Cirne, que também afirma que as vendas caíram cerca de 66% depois da pandemia.